Frango grelhado com salada

Frango grelhado com salada

Harmonização de carne branca , frango & Vinhos

Embora as aves estarem na categoria de carnes brancas, nem todas têm os mesmos sabores e corpo, portanto nos permitem experimentar com um amplo leque de opções de vinho, desde espumantes até tintos. À continuação, algumas saborosas sugestões.

A regra básica da arte da harmonização é cromática: conecta as carnes brancas com os vinhos brancos. No entanto, as regras possuem exceções e estas costumam ser as mais saborosas. Existem milhões de receitas onde a matéria prima é frango ou outras aves, desde preparações doces até picantes, e cada uma delas exige um vinho diferente.

Podemos preparar frango cozido, assado ou grelhado. Também podemos cozinhá-lo com ervas, verduras, frutas e uma multiplicidade de molhos. Uma combinação de sucesso depende de uma cuidadosa consideração da receita. A cor da carne é somente um dos fatores importantes.

Em primeiro lugar temos que considerar o corpo / peso das proteínas do prato, e buscar sua equivalência com os taninos e a acidez do vinho. O peso está determinado pela proteína principal. Neste caso, pelo tipo de ave que iremos converter em protagonista de nossa receita.

Se fizéssemos um contínuo, desde as carnes mais leves até as mais estruturadas, veríamos a seguinte ordem: frango com Trio Sauvignon Blanc, codorna com Casillero del Diablo Viognier, peru com Trio Chardonnay, pato com Casillero del Diablo Rosé e ganso com Casillero del Diablo Pinot Noir.

 

Estilo da preparação

A segunda consideração é o método de cozimento da carne. Uma peça de ave poché, fervida ou ao vapor é muito mais leve do que grelhada ou assada. Os sabores defumados e caramelizados, muito mais expressivos e concentrados, requerem vinhos de maior corpo e nos fazem ir mais além dos brancos. Por exemplo, um mesmo peito de frango, dependendo de sua forma de preparação, nos oferece um leque de possibilidades: o frango cozido é um prato delicado e suave, portanto irá pedir um vinho branco e elegante como Casillero del Diablo Sauvignon Blanc; o frango assado, com seus sabores mais intensos e tostados, se harmoniza bem com o mais estruturado Casillero del Diablo Chardonnay; o frango grelhado, com seus sabores defumados e deliciosos, permitem combiná-lo até mesmo com um vinho tinto, frutal e suculento, como o Casillero del Diablo Pinot Noir; já o frango frito à volaille pode ser degustado melhor com um vinho espumante que corte a sensação de gordura, presente na fritura, como o Casillero del Diablo Brut Reserva; e um frango frio (previamente assado ou grelhado), vai muito bem com um vinho branco leve, como é o caso do Casillero del Diablo Pinot Grigio.

 

 A importância dos condimentos

Outros elementos a se ter em conta são os molhos, temperos e adereços. O adereço afeta em grande medida a carne, especialmente em peças tão delicadas como as aves de capoeira (criadas soltas). Se você procura uma excelente harmonização, lembre-se que deve identificar e fazer eco de sabores similares entre a comida e o vinho. Aqui queremos recomendar alguns pratos de aves criadas soltas, e uma adequada seleção de vinhos: Curry de frango e outras receitas com um toque oriental, temperadas e até mesmo apimentadas, sirva com Terrunyo Riesling; Aves com molho basco, com tomate, ervas e azeitonas pretas, combina bem com um vinho tinto suculento como o Casillero del Diablo Merlot. Coq au vin, ou frango cozido em vino tinto, encontra um perfeito companheiro num vino tinto de corpo médio e aromas finos de frutas e especiarias, como o Casillero del Diablo Carmenere; e Pato laqueado, este prato chinês tão complexo, merece um vinho mais estruturado e expressivo. Experimente-o com Trio Cabernet Sauvignon.

Como você pode ver, uma receita onde a ave é protagonista pode ir muito bem com vinhos brancos e tintos. Se você prestar atenção na estrutura da carne, seu método de cozimento e nos molhos e adereços de sua receita, nada pode sair errado. Para que você comece a praticar, gostaríamos de recomendar uma receita e harmonização para um prato bem chileno: frango com ervilhas acompanhado de um delicioso e crocante Trio Chardonnay.

 

Fonte: conchaytoro